No ano passado recebi um mail do hotmail congratulando-me por usar o hotmail há 10 anos. Achei legal receber este email de uma entidade virtual. A gente nunca pensa que tem gente de verdade por tráz da internet. Lembro que estava em Israel quando fiz meu endereço do hotmail. Tinha entrado na década de 40 e na verdade eu já conhecia a internet desde os 25 porque meu marido que é físico já tinha acesso a uma internet primitiva via universidade. Mas foi mesmo depois do hotmail que passei a usar com frequência. Naquela época minhas amigas européias da minha idade também não usavam. Eu apresentei todas para o hotmail e começamos até a fazer chat. Aliás, uma tortura porque a conecção era discada!!! Dez anos se passaram e hoje a tecnologia é uma estrela mundial.
Por exemplo, hoje, um belo sábado, fui com meu marido ao cinema assitir Up in the air. Uma delícia a tela imensa do cine Odeon. O lugar é cult. A sala de projeção escuríssima. Poucas pessoas ocupavam os mais de 600 lugares. Um paraíso. O filme é absolutamente sobre a vida no séc.XXI. Os diálogos, o confronto entre a moça de 23 anos e o casal de protagonistas de meia idade. A câmera mostra as máquinas do aeroporto, os processos de check in, de validação de boarding card. O uso de cartões de crédito e de milhagem são o tema central. O envolvimento das pessoas do filme com a tecnologia chega a ser deprimente. O equívoco de trocar pessoas de verdade por carreira, status. Este filme devia ser alvo de estudo nas igrejas. É um estudo de caso. O alvo do personagem principal é acumular 10 milhões de milhas e ganhar um cartão vitalício da companhia aérea. Ele consegue mas no dia mais triste de sua vida, quando é desprezado pela mulher que ele gosta. Na estória a gente vê as pessoas se tratando mal mesmo, com crueldade. O filme é um retrato preciso da vida no século XXI.O final do filme não é nada feliz.
Concluindo, vou passar muitos dias meditando na estória. Uma coisa tenho certeza para viver neste mundo do futuro, o mínimo que temos que fazer é dominar o uso da internet. Sem escolha. Ou você é de antes ou de depois da internet. E quem ficar de fora, daqui a 10 anos vai receber um mail do hotmail: sinto muito você foi deletado.
No comments:
Post a Comment