Thursday, March 11, 2010

Dia Internacional da Mulher


Como você se sentiria se soubesse que corre o risco de ficar cego?
A médica perguntou se o diagnóstico de glaucoma já havia sido levantado.  Mas o que é glaucoma? É uma degeneração do nervo ótico que leva a cegueira.
Como me senti? A primeira coisa que pensei foi: - Ainda bem que já existem livros gravados. Depois veio aquela sensação de dormência paralisante do estado de choque.
Primeiro,  você “engole” a notícia, depois você tem vontade de por seus pensamentos para fora e compartilhar com alguém.  Com a família ainda não. Não antes do resultado dos exames, torcendo para que não seja nada.
Penso nas  minhas duas “melhores amigas”, porque é nessas horas que a gente precisa de uma best  friend.  Estava me preparando para mandar email para elas, quando na TV começaram a falar do dia da mulher. Então pensei, minha melhor amiga, são todas as mulheres.
Nós mulheres temos que ser amigas.  A melhor amiga uma da outra. Amiga de todas as outras. Chorar com a que chora e sorrir com a que está alegre. Pensei nas colegas da academia.  Temos que nos unir e apoiar uma a outra. Temos que levantar do pó aquela que perdeu o filho num acidente de moto. Temos que dividir com aquela cujo marido ficou desempregado. Temos que telefonar para aquela cuja filhinha está internada com dengue.
Neste dia de celebração a mulher não pode esperar os parabéns dos homens pela diversidade biológica, nem pelas formas femininas. Temos que celebrar com nossas irmãs a amizade e a união entre as mulheres .
No final do dia, ainda pensando na data, peguei minha caixa de costura e acomodei-me numa poltrona para consertar algumas roupas, como faço sempre que é preciso.
De repente, senti uma alegria, quando procurava uma linha azul escuro para consertar uma blusa e me dei conta da variedade de cores , no compartimento dos retrózes.  Aquilo me encantou. É tão bom ter a cor que a gente precisa...
A felicidade não durou muito, mas era um belo exemplo, dentre as inúmeras riquezas que abençoam a minha vida. Eu sou uma privilegiada. Adormeci, pensando na fartura de retrózes  da minha caixinha,  agradecendo  a Deus por todas as mulheres do mundo, minhas amigas.   

No comments: