Tuesday, June 25, 2013

"Primavera Tropical" no Inverno Brasileiro
O despertar da sociedade brasileira para os direitos civis entre eles o de ursufruir de serviços públicos a partir do pagamento de impostos me trouxe de volta a este espaço livre de compartilhamento de idéias. Uma coisa que me atraí muito é o conceito de transparência nas instituições. Deve ser porque aqui no Brasil o oposto é forte na cultura. As pessoas tem uma espécie de vergonha de perguntar. Há uma preferência pela aparência que nem sempre corresponde a realidade das coisas. O impressionante é como isto impregna a moral e até a interpretação da lei que é muito detalhista mas pouco aplicada.
Neste tempo de manifestações, estou tentando entender a cabeça das pessoas. Quando estou nos EUA, por exemplo, vejo a lei ser aplicada igualmente a todos, seja um estudante universitário de bicicleta ou uma atriz famosa de carrão. Por lá, as pessoas tem uma noção precisa do que a lei manda e quando a lei foi quebrada. E quem não cumpre a lei vai para a cadeia na hora.  
"Bandido tem que ir para a cadeia!" é uma das frases que tem sido muito usada nestes dias de protesto  por cidadãos das comunidades, aparentemente sem muita educação formal e por cidadãos  da classe média aparentemente educados, por pobres e ricos, por cristãos e não-cristãos. Então, parece que todos concordam. Agora só falta identificar os bandidos: No.1 adolescentes  vândalos no.2: traficantes de drogas da classe média no.3 bicheiros que mantém bancas nas esquinas da cidade, no.4 estelionatários, ladrões e outros criminosos que moram nos condomínios, citando indivíduos próximos a minha realidade. Não tenho acesso a conta do Maluf para dizer se ele é ladrão mesmo, nem a da Ivete Sangalo para dizer se ela aceitou 600 mil reais para cantar na inauguração de um hospital publico, não estava no aeroporto quando pegaram o político com dinheiro na cueca, nem quando o turista burlou os fiscais no aeroporto, assim não posso colocar nenhum deles na lista.  Fica a minha sugestão de alguns meliantes para meus amigos do face que acham que bandido tem que ir para a cadeia completarem. Na verdade não ousei colocar este post no facebook porque sei que o brasileiro não é acostumado a ser confrontado como acontece na cultura americana. Seria muito difícil para um brasileiro trabalhar no CSY ou no hospital da série Grey's Anatomy porque quem presta atenção aos programas vê que o modo do americano trabalhar é bem direto. Tanto os técnicos e policiais quanto os médicos e pacientes dialogam com lógica e verdade sem que ninguém se milindre.
Aqui temos o mito do país "cordial" que na verdade remete a uma sociedade medrosa, não confrontativa, que ri mesmo quando está descrevendo uma coisa triste e que diz na televisão que vai mandar o bandido para a cadeia mas que omitea palavra TODO.
É esse o Brasil que eu quero ver. Um país onde TODO BANDIDO tem que ir para a cadeia.

No comments: